domingo, 10 de maio de 2009

Momentos de reflexão-Porque a mecanização da mão de obra e muito mais valorizada do que o potencial humano hoje em dia?

Mais um momento de desabafo neste fim de semana monótono e entendiante,onde passei boa parte do tempo doente e com sinusite,mas isso não vem ao caso.O que vem ao caso e o que vem me incomodando a umas semanas e na questão do meu trampo e até mesmo da senzala da ETE como eu venho sido condenado e as vezes até visto com indiferença pelo fato de querer saber o porque do funcionamento das coisas e o propósito das coisas,até mesmo para entender o porque eu faço daquela forma e o meu lugar na empresa,estas coisas.
O que parece estar acontecendo tanto no meio empresarial quanto na sociedade como um todo e que os donos das empresas,diretores,presidentes e geradores de mão de obra que detém o poder e o sistema de funcionamento das empresas estão valorizando mais a mecanização da mão de obra humana do que o conhecimento geral e cultural em si,ética profissional,esforço e dedicação,vontade de conhecer e saber o porque de tudo,criatividade,discernimento,senso crítico e valores humanos que costumavam ser valorizados em um profissional até meados dos anos 80 antes da informatização do sistema em geral.Mas o mais absurdo que acontece na sociedade de hoje e dentro de certas empresas sem visão e prestadores de serviço é a de seguirem burramente padrões de sistema e gerenciamento de trabalho sem se querem questionar o porque disso,onde o que é valorizado e o quanto de comandos e procedimentos você decora e executa em menor tempo,independente de você saber o que está fazendo ou não ou pior,valoriza-se gente puxa saco e falsa que só quer saber mais comandos para executar mais rápido e dar lucro para a empresa as custas de exploração da mão de obra,contratando sem registro e eliminando os que produzem menos.
Pois é,eu sei disso muito bem e vivencio isso na pele e sou obrigado à ocultar meus pontos de vista crítico e visão mais profunda e questionadora dos padrões distorcidos e pré-estabelecidos de competência determinados pelas empresas,só conheci e tenho orgulho de dizer sem medo de errar que a única empresa onde o valor humano,criatividade,pró-atividade,saber se expressar o que se pensa e sente sem medo de ser condenado e podendo trabalhar da forma que lhe for mais conveniente,sem procedimentos mecânicos pré-estabelecidos,é uma grande empresa ao qual trabalhei,o glorioso "Moinho Pacífico" onde eu era valorizado pela meu esforço "talento" e capacidade de achar soluções por nós mesmo e com um trabalho de equipe e sinergia ao qual nunca vi em nenhum outro lugar onde o meu encarregado de obras,que tem senão me
engano no máximo o segundo grau,e uma das pessoas com mais cultura e conhecimento técnico e de vida que já conheci,autêntico,sincero,um verdadeiro líder ao qual nos dava confiança para procedermos no trabalho e liberdade para sermos e expressarmos livremente nossos pensamentos sem sermos recriminados ou tachados de radicalistas ou contraversivos,eu digo mais,empresas com a liberdade que se tem de trabalho no Moinho Pacífico não existem mais e a mecanização e controle das mentes para apenas saberem seguir ordens sem questionar já manipula o sistema de todas as empresas por completo,expresso aqui o que penso sobre o assunto e quem quiser me questionar,esteja a vontade,pois ao contrário de certas pessoas,sou aberto as mais diversas opiniões,até o próximo post!.

Um comentário:

  1. Cara, vc já viu os filmes Metrópolis e um do Charles Chaplin em q o ator interpreta um operário sujeito a trabalho escravo ?

    Veja ambos os filmes se possível e entenderá o pq o brasileiro anda se portando como um ser vivo sem vida !!!

    Abraços, cara !!! Ótimo post !! =)

    ResponderExcluir